quarta-feira, 3 de junho de 2009

7º ANO - Atividades extraclasse nº 01 - Língua Portuguesa

EXERCÍCIOS PARA 7º ANO

Tudo o que
sabemos
do amor,
é que
o amor
é tudo
que existe.
(Emily Dickinson)

Uma homenagem do Barbacoa ao Dia das Mães.


Assunto: Procedimentos de Leitura.

1- Assinale a dedução INADEQUADA sobre a concepção de amor expressa pelo texto.

a) Não sabemos muito sobre o amor, mas sabemos o essencial.
b) Sabemos tudo sobre o amor, inclusive que ele é essencial.
c) Não precisamos saber tudo sobre o amor, apenas que ele é tudo.
d) Vivemos o amor em tudo, mesmo não sabendo tudo sobre ele.


Assunto: Procedimentos de Leitura.

2- Ao utilizar o texto de Emily Dickinson para homenagear as mães, a rede Barbacoa pretende dizer que:

a) Só as mães amam de verdade.
b) Em tudo que existe há amor de mãe.
c) Amor é tudo que existe no coração das mães.
d) Somente o amor de mãe cria o que existe.





Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

3- Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do texto de Emily Dickinson.

a) Construção de um poema de estrofe única.
b) Disposição das frases em sete pequenos versos.
c) Jogo com os sentidos do pronome indefinido “tudo”.
d) Emprego de rimas ricas para tratar do tema “amor”.




Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

4- A frase que compõe o texto de Emily Dickinson foi disposta intencionalmente numa linha vertical. Esse recurso só NÃO pode ser associado à idéia de:

a) religiosidade.
b) certeza.
c) profundidade.
d) mistério.

5- Na frase “ Tudo sabemos do amor..”
O sujeito dessa frase é :

a- tudo- sujeito simples.
b- nós – sujeito desinencial.
c- nós- sujeito indeterminado.
d- amor- sujeito simples.

6- Na frase : Amor é tudo que existe.
O predicado na frase acima é:
a- é tudo que existe.
b- tudo que existe.
c- amor.
d- que existe.

GABARITO

1 - B
2 - C
3 - D
4 - A
5 - B
6 - A

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