quarta-feira, 3 de junho de 2009

7º ANO - Atividades extraclasse nº 01 - Língua Portuguesa

EXERCÍCIOS PARA 7º ANO

Tudo o que
sabemos
do amor,
é que
o amor
é tudo
que existe.
(Emily Dickinson)

Uma homenagem do Barbacoa ao Dia das Mães.


Assunto: Procedimentos de Leitura.

1- Assinale a dedução INADEQUADA sobre a concepção de amor expressa pelo texto.

a) Não sabemos muito sobre o amor, mas sabemos o essencial.
b) Sabemos tudo sobre o amor, inclusive que ele é essencial.
c) Não precisamos saber tudo sobre o amor, apenas que ele é tudo.
d) Vivemos o amor em tudo, mesmo não sabendo tudo sobre ele.


Assunto: Procedimentos de Leitura.

2- Ao utilizar o texto de Emily Dickinson para homenagear as mães, a rede Barbacoa pretende dizer que:

a) Só as mães amam de verdade.
b) Em tudo que existe há amor de mãe.
c) Amor é tudo que existe no coração das mães.
d) Somente o amor de mãe cria o que existe.





Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

3- Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do texto de Emily Dickinson.

a) Construção de um poema de estrofe única.
b) Disposição das frases em sete pequenos versos.
c) Jogo com os sentidos do pronome indefinido “tudo”.
d) Emprego de rimas ricas para tratar do tema “amor”.




Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

4- A frase que compõe o texto de Emily Dickinson foi disposta intencionalmente numa linha vertical. Esse recurso só NÃO pode ser associado à idéia de:

a) religiosidade.
b) certeza.
c) profundidade.
d) mistério.

5- Na frase “ Tudo sabemos do amor..”
O sujeito dessa frase é :

a- tudo- sujeito simples.
b- nós – sujeito desinencial.
c- nós- sujeito indeterminado.
d- amor- sujeito simples.

6- Na frase : Amor é tudo que existe.
O predicado na frase acima é:
a- é tudo que existe.
b- tudo que existe.
c- amor.
d- que existe.

GABARITO

1 - B
2 - C
3 - D
4 - A
5 - B
6 - A

6º ANO - Atividades extraclasse nº 01 - Língua Portuguesa

EXERCÍCIOS PARA 6º ANO







Entrevista: Pitty

Com seu disco de estréia "Admirável chip novo", a cantora baiana Pitty, conquistou milhares de fãs pelo Brasil. Com uma invejável coleção de prêmios neste ano - Ídolo MTV, Banda dos sonhos, Prêmio Multishow de melhor cantora, entre outros - ela está de volta com o disco "Anacrônico" que já emplacou duas rádios do país. Jornal do Estudante conversou com a roqueira mais querida da atualidade para saber mais sobre o seu novo trabalho.

Jornal do Estudante - O disco tem várias músicas encadeadas, letras mais diretas, um som mais pesado. Houve algum conceito que você tenha querido trabalhar enquanto fazia o disco?
Pitty - Na verdade não. A vontade era de aproximar mais do som que a gente sempre quis fazer, inclusive desde o primeiro disco, mas a gente nem sabia bem como. Nele eu falo de timbres, equipamentos, de como lidar com isso. Acho que dessa vez a gente conseguiu dar um passo nessa direção. A intenção é continuar caminhando sempre por esse caminho.

JE - Como foi o processo de composição e gravação? Ouvindo o disco, dá para sentir mudanças, mas para você o que mudou do primeiro para o segundo CD?
Pitty - Nesse a gente fez os arranjos todos juntos, ensaiando. Muitas "jam sessions". Tivemos tranqüilidade e tempo de estúdio suficientes pra experimentar muito, ousar, tocar a música de vários jeitos diferentes até chegar num resultado satisfatório. Algumas músicas eu já tinha antes, no violão, daí chegávamos todos no estúdio e formávamos.

JE - O reelese do disco fala de bandas como Mars Volta e King Crimson. São bandas que você constuma escultar? O que entrou, musicalmente falando, na receita de Anacrônico?
Pitty - São bandas que a gente escuta, principalmente o Mars Volta, que se tornou algo obsessivo pra nós. Acabou entrando um pouco do Mars, de Muse, de Black Sabbath. Mas é bem sutil, o bacana mesmo é ouvir isso tudo, mas na hora de fazer não se deixar levar tanto e buscar algo mais pessoal.

JE - Como surgiu a idéia de fazer um single de vinil? Vinil é uma coisa que você curte?
Pitty - Curto muito vinil, tenho vários, vitrolinha, etc. Adoro a sonoridade que o vinil tem, que é bem particular, aquele chiadinho gostoso... Aí veio a idéia de lançar o single assim. O lado B é a mesma música, só que ao contrário. Ficou incrível. Por enquanto é só pra imprensa e DJ's.

JE - Você já virou um nome importante do rock nacional e, de certa forma, tem influenciado várias garotas roqueiras a montarem bandas, a tomarem atitudes: até mesmo a copiarem um pouco seu estilo de se vestir. Com está isso na sua cabeça? O que pensa disso?
Pitty - Eu continuo sendo a mesmo e fazendo o que gosto. Saber disso não me modifica, não me molda. Acho que é até por isso que elas curtem a parada. Minha vontade é que cada uma seja do jeito que elas realmente são, sem cópias. Mas eu sei que isso é só caminho pra elas chegarem nelas mesmas.

Por: Raphael Kraft

Jornal do Estudante. Nº 11. Outubro/2005.página 14

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

1- Após a leitura do texto 01-Entrevista: Pitty - pode-se afirmar que todas as alternativas o tornam adequado à sua finalidade, EXCETO

a) O entrevistador faz as perguntas, conduz a entrevista.
b) O entrevistado propõe o tema que deseja discutir.
c) O entrevistado apresenta suas opiniões, justifica seu ponto de vista.
d) O entrevistador quer que o público conheça o ponto de vista do entrevistado.



Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

2- Considerando-se as características de uma entrevista, todas as afirmativas abaixo devem ser associadas ao texto Pity , EXCETO

a) Apresenta o título "Entrevista-Pitty", na parte superior da página.
b) Estrutura-se na forma de pergunta e resposta.
c) Aborda um assunto relacionado à vida profissional do entrevistado.
d) Mostram, na apresentação, informações significativas da vida do entrevistado.


Assunto: Procedimentos de leitura

3- Selecione a alternativa abaixo que CORRESPONDE ao tema principal da entrevista.

a) A conquista de milhões de fãs.
b) A apresentação de prêmios da cantora Pitty.
c) A vida pessoal da cantora após seu sucesso.
d) O novo trabalho da cantora Pitty.


Assunto: Variação lingüística

4- Das frases abaixo, retiradas do texto, somente uma NÃO se encontra na linguagem formal da língua. Identifique-a

a) "Algumas músicas eu já tinha antes, no violão,...”.
b) "Adoro a sonoridade que o vinil tem...”.
c) "Acho que é por isso que elas curtem a parada”.
d) "Mas eu sei que isso é só um caminho...”.


Assunto: Variação lingüística

5- Todas as alternativas abaixo apresentam palavras estrangeiras, EXCETO

a) "Admirável chip novo"
b) "Jam sessions"
c) "Anacrônico"
d) "release"



Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

6- O texto é rico em pontuações expressivas, mas uma delas é obrigatória nas entrevistas pela estrutura que essa apresenta. Qual dos itens abaixo ilustra essa pontuação?

a) Como foi o processo de composição e gravação?
b) "..., aquele chiadinho gostoso..."
c) "Admirável chip novo"
d) Entrevista: Pitty

GABARITO

1- B
2 - A
3 - D
4 - C
5 - C
6 - A