quinta-feira, 25 de junho de 2009

8º ANO - Atividade extraclasse nº 01 - Ciências

8º Ano

ProfªClaudiana

1) A pele é um exemplo de estrutura moldada evolutivamente para resistir rotineiramente ao estresse, sem apresentar alterações em sua morfologia ou fisiologia, mesmo estando sujeita a agressões externas constantes. [...]

Sobre a estrutura da pele, moldada para resistir ao estresse, foram feitas algumas considerações:

I) Lesões maiores que afetam a estrutura da pele são reparadas pela ação conjunta de diversos tipos celulares por meio de um mecanismo conhecido como cicatrização.
(II) Após uma ferida na pele, o local afetado é preenchido por um tampão de coagulação, formado por uma rede de proteínas sanguíneas associadas às hemácias.
III) A estrutura emergencial ou tampão evita a perda de líquido tecidual e a invasão de microorganismos.
IV) Os macrófagos e plaquetas sanguíneos invadem a região e eliminam bactérias e células danificadas.
V) As células de defesa imunes também liberam moléculas que estimulam a reestruturação tecidual.

Estão CORRETAS as afirmações

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I e V, apenas.
d) II, III e IV, apenas.


2) Além de ouvir, nossos ouvidos também nos ajudam a manter o equilíbrio.

É CORRETO afirmar que o ponto central do equilíbrio nos ouvidos são:
a) condutos auditivos.
b) canais semicirculares.
c) membranas timpânicas.
d) trompas de Eustáquio.

3) Analise as estruturas auditivas.

1- canal auditivo. 2- bigorna. 3- tímpano. 4- nervo acústico.

5- estribo. 6- cóclea. 7- orelha. 8- martelo.

É CORRETO afirmar que a seqüência do estímulo sonoro até o cérebro é:
a) 7, 2, 3, 4, 5, 6, 1, 8. b) 7, 1, 5, 3, 4, 6, 2, 8.
c) 5, 6, 7, 1, 2, 3, 8, 4. d) 7, 1, 3, 8, 2, 5, 6, 4.


4) A gustação é o sentido que permite a identificação dos sabores das substâncias.

Analise as afirmativas sobre o órgão responsável pela gustação:
I. Falar, deglutir, digerir os alimentos são também funções desse órgão.
II. É recoberto por inúmeras e minúsculas saliências chamadas de substâncias gustativas.
III. A higiene desse órgão é importante para a percepção dos sabores.
IV. Os sabores doce, amargo, salgado ou ácido são identificados em áreas específicas.

As afirmativas CORRETAS são:
a) I, II e III apenas. c) II, III e IV apenas.
b) I, III e IV apenas. d) I, II, III e IV.


5) Leia o relato abaixo de um aluno ao chegar ao cinema e, em seguida, responda ao que se pede:

Ontem fui ao cinema mas ao chegar lá a sessão já havia começado. No começo, eu não enxergava bem, mas logo minha visão se acostumou ao escuro e eu consegui distinguir o contorno das cadeiras e onde estavam meus amigos...

a) Por que a visão acostumou - se ao escuro?
b) Por que, em ambientes pouco iluminados não podemos distinguir a cor dos objetos?


Leia o texto abaixo e, em seguida, responda às questões 06, 07 e 08:

As dietas que prometem corpo de modelo em tempo recorde são verdadeiras armadilhas. Quando as pessoas se sujeitam à dieta da moda estão desesperadas, acredita a nutricionista Mirtes Stancanelli. E quem lança esses cardápios engorda os lucros. As dietas são boas para o bolso de muitos, critica o endocrinologista Walmir Coutinho. O problema é que elas oferecem riscos sérios. A maioria, por exemplo, risca do cardápio os carboidratos, presentes em massas e cereais. Primeiro engano. A substância fixa a água nas células. Quando é tirada da alimentação, pode haver desidratação. Na sua falta, o corpo buscará outro recurso, degradando a proteína dos músculos. “O custo disso é alto”, diz a nutricionista Márcia Daskal. Depois de degradada, a proteína é eliminada na urina. Mas como falta líquido, o corpo não consegue expulsá-la e o rim fica sobrecarregado.


6) Os carboidratos, presentes em massa e cereais, quando extraídos da alimentação comprometem:
a) O crescimento.
b) O fornecimento de energia.
c) A construção do corpo.
d) A digestão dos alimentos.

7) São fontes de proteínas os alimentos:
a) frutas e verduras.
b) macarrão e arroz.
c) manteiga e óleos.
d) carne e ovos.

8) À esquerda encontram-se algumas vitaminas e nutrientes e à direita suas respectivas funções no organismo. Associe-as corretamente:

I. Vitamina A
( ) formação de ossos e dentes.
II. Vitamina C
( ) importância no funcionamento da visão.
III. Sais de cálcio e fósforo
( ) auxilia na cicatrização e resistência geral do corpo.
IV. Sais de ferro
( ) formação da hemoglobina.

A alternativa que contém a seqüência correta de números assinalados é:
a) 3 – 1 – 2 – 4
b) 2 – 3 – 1 – 4
c) 1 – 2 – 3 – 4
d) 4 – 3 – 2 – 1

9) Uma aluna da 7ª série estava fazendo dieta e, ao chegar em casa para almoçar verificou que no cardápio do dia teria bifes de carne bovina, sendo um deles cozido e outro frito, ambos com 100 gramas.
a) Qual deles a aluna deverá escolher? ______________________________________________________


b) Justifique:



10) Uma dieta alimentar saudável, rica em frutas, legumes frescos e verduras, fornece, destacadamente ao organismo:
a) construção do corpo
b) energia
c) crescimento
d) bom funcionamento do corpo



11) Esta questão apresenta duas afirmações, podendo a segunda ser uma razão para a primeira.
Somos formados pelos materiais existentes naquilo que comemos. Na verdade os alimentos sofrem transformações antes de passarem a fazer parte de nosso corpo, como se desmontassem e remontassem , seguindo uma nova ordem.
Sobre as afirmativas, marque:
a)se as duas afirmações forem verdadeiras, e a segunda for uma justificativa da primeira. b)se as duas afirmações forem verdadeiras, e a segunda não for a justificativa da primeira.
c)se a primeira afirmação for verdadeira, e a segunda afirmação for falsa.
d)se a primeira afirmação for falsa, e a segunda afirmação for verdadeira.



12) No curso da evolução, os animais desenvolveram importantes órgãos de sentido. A figura representa as estruturas que compõem o nosso sistema auditivo.
















a) Cite os nomes das estruturas numeradas de 1 a 9.
b) Qual delas, junto com o cerebelo, é responsável pelo equilíbrio corporal?
c) O que ocorrerá a este sistema se ocorrer algum dano às estruturas 1 e 9, respectivamente?



13) Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimento em que preparou três aquários com esses peixes nas seguintes condições:

- o aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas.
- o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas.
- o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas envoltas por um recipiente impermeável, transparente e incolor.

a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado nos três aquários?
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa?
c) Se as piranhas não predarem no aquário III, o que você pode concluir?


GABARITO
1) C
2) B
3) D
4) B
5) A) Porque a pupila ficou dilatada captando mais luz do ambiente.
B)A luz fraca não estimula as células sensíveis para perceber as cores.

6) B
7) D
8) A

09)
a) A aluna deverá escolher o bife cozido.
b) Porque o bife frito é mais calórico pelo fato de ter sido frito na gordura que é fonte de energia.

10) D
11) A
12)
a) 1- tímpano; 2- martelo; 3- bigorna; 4- estribo; 5- utrículo; 6- canais semicirculares; 7- cóclea; 8 nervo vestibular; 9- nervo coclear (8 e 9, juntos, formam o nervo auditivo).
b) 6.
c) 1- não há propagação do som; 9- a pessoa não irá escutar por não ter conversão, no cérebro, dos sinais em som.

13)
a) Nos aquários I e III as piranhas devoram as presas. No aquário II as presas não serão devoradas.
b) Nos aquários I e II as piranhas devoram as presas. No aquário III as presas não serão devoradas.
c) Conclui-se que o olfato é o principal sentido da piranha.

9º ANO - Atividade extraclasse nº 01 - Língua Portuguesa


9º ano/09 - Atividade I

Caro(a) aluno(a),
A nossa proposta pedagógica prevê que o texto seja o ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua materna. Espero que, nessa interação aluno-texto, você possa compreender o que leu percebendo a leitura e a escrita como práticas que exigem a apropriação consciente das finalidades e intenções, dos ditos e não-ditos e das estratégias usadas pelo locutor para atingir os objetivos de seu texto.
Bom trabalho!
Profa. Márcia Faria Salomão

TEXTO 1

EDITORIAL

A MISÉRIA É DE TODOS NÓS

Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização? No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais crianças em idade escolar freqüentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente. O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma positiva liderança política regional na América Latina, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia do Terceiro Mundo por ter se tornado um forte oponente das injustas políticas de comércio dos países ricos.
Apesar de todos esses avanços, a miséria resiste.
Embora em algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante freqüência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta de forma violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de habitantes não é uma empreitada simples.

José Carlos Marques, diretor editorial. Veja, ed. 1735. 22/10/2008. Ano 31.

Vocabulário:
Chaga – ferida aberta
Onipresente - Que está ao mesmo tempo em toda a parte

QUESTÃO 01
Assunto: Editorial

Marque a opção que JUSTIFIQUE o título dado ao texto: “A miséria é de todos nós”.

a) A miséria abrange grande parte de nossa população.
b) A miséria é culpa da classe dominada.
c) Todos os governantes colaboraram para a miséria comum.
d) A miséria deve ser preocupação de todos nós.

QUESTÃO 02

Assunto: Tese e Argumentação.

Releia a primeira pergunta:

“Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização?”

Sobre esse questionamento pode-se AFIRMAR que

a) tem sua resposta dada no último parágrafo.
b) representa o tema central de todo o texto.
c) é só uma motivação para a leitura do texto.
d) é uma pergunta vazia, à qual não cabe resposta.

QUESTÃO 03

Assunto: Relação de causa e conseqüência e relação de sentido.

Após a leitura do texto, só NÃO se pode AFIRMAR que a miséria no Brasil

a) é culpa dos governos recentes, apesar de seu trabalho produtivo em outras áreas.
b) tem manifestações violentas, como a criminalidade nas grandes cidades.
c) atinge milhões de habitantes, embora alguns deles não apareçam para a classe dominante.
d) tem razões históricas e se mantém em níveis estáveis nas últimas décadas.

QUESTÃO 04

Assunto: Conhecimentos prévios e produção de sentido.

Releia o trecho: “No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos”.

Com essa oração, o autor AFIRMA que o Brasil

a) já está suficientemente forte para começar a exercer sua liderança na América Latina.
b) já mostra que é mais forte que seus países vizinhos.
c) está iniciando seu trabalho diplomático a fim de marcar presença no cenário exterior.
d) pretende mostrar ao mundo e aos países vizinhos que já é suficientemente forte para tornar-se líder.

Questão 05

Assunto: Escolha vocabular e seus efeitos de sentido.

Assinale a alternativa em que essa equivalência de sentido, segundo o texto 1, é feita de forma INCORRETA.

a) não é uma preocupação geral = é uma preocupação superficial.
b) não é uma pessoa apática = é uma pessoa dinâmica.
c) não é uma questão vital = é uma questão sem importância.
d) não é um problema universal = é um problema particular.


9º ANO VERIFIQUE SE VOCÊ ACERTOU!

EDITORIAL
A MISÉRIA É DE TODOS NÓS




QUESTÃO 01: D
QUESTÃO 02: B
QUESTÃO 03: A
QUESTÃO 04: C
QUESTÃO 05: A

8º ANO - Atividade extraclasse nº 01 Língua Portuguesa


8º ano/09 - Atividade I

Caro(a) aluno(a),
A nossa proposta pedagógica prevê que o texto seja o ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua materna. Espero que, nessa interação aluno-texto, você possa compreender o que leu percebendo a leitura e a escrita como práticas que exigem a apropriação consciente das finalidades e intenções, dos ditos e não-ditos e das estratégias usadas pelo locutor para atingir os objetivos de seu texto. Bom trabalho!
Profa. Márcia Faria Salomão

TEXTO 1

A MEMÓRIA E O CAOS DIGITAL
Fernanda Colavitti

A era digital trouxe inovações e facilidades para o homem que superou de longe o que a ficção previa até pouco tempo atrás. Se antes precisávamos correr em busca de informações de nosso interesse, hoje, úteis ou não, elas é que nos assediam: resultados de loterias, dicas de cursos, variações da moeda, ofertas de compras, notícias de atentados, ganhadores de gincanas, etc. Por outro lado, enquanto cresce a capacidade dos discos rígidos e a velocidade das informações, o desempenho da memória humana está ficando cada vez mais comprometido. Cientistas são unânimes ao associar a rapidez das informações geradas pelo mundo digital com a restrição de nosso "disco rígido" natural. Eles ressaltam, porém, que “o problema não está propriamente nas novas tecnologias, mas no uso exagerado delas, o que faz com que deixemos de lado atividades mais estimulantes, como a leitura, que envolvem diversas funções do cérebro”. Os mais prejudicados por esse processo têm sido crianças e adolescentes, cujo desenvolvimento neuronal acaba sendo moldado preguiçosamente.
Responda sem pensar: qual era a manchete do jornal de ontem? Você lembra o nome da novela que antecedeu Três Irmãs? E quem era o técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002? Não ter uma resposta imediata para essas perguntas não deve ser causa de preocupação para ninguém, mas exemplifica bem o problema constatado pela fonoaudióloga paulista Ana Maria Maaz Alvarez, que há mais de 20 anos estuda a relação entre audição e recordação.
A pedido de duas empresas, ela realizou uma pesquisa para saber o que estava ocorrendo com os funcionários que reclamavam com freqüência de lapsos de memória. Foram entrevistados 71 homens e mulheres, com idade de 18 e 42 anos. “A maioria dos esquecimentos era de natureza auditiva, como nomes que acabavam de ser ouvidos ou assuntos discutidos”. (Por falar nisso, responda sem olhar no parágrafo anterior: você lembra o nome da pesquisadora citada?)
Ana Maria descobriu que os lapsos de memória resultavam basicamente do excesso de informação em conseqüência do tipo de trabalho que essas pessoas exerciam nas empresas, e do pouco tempo que dispunham para processá-las, somados à angústia de querer saber mais e ao excesso de atribuições. "Elas não se detinham no que estava sendo dito (lido, ouvido ou visto) e, conseqüentemente, não conseguiam gravar os dados na memória", afirma.

(Fonte Internet: http://www.espiritnet.com.br/Frames/discogc.htm "Superinteressante", 2008).




Questão 01

Assunto: O texto como interlocução; elementos da interação comunicativa.

Releia a seguinte passagem retirada do texto.

"Se antes precisávamos correr em busca de informações de nosso interesse, hoje, úteis ou não, elas é que nos assediam ..."

Pode-se AFIRMAR que a frase acima apresenta essencialmente a idéia de que

a) não buscamos mais as notícias.
b) precisamos estar mais atentos à leitura de mundo.
c) somos perseguidos pelos meios de comunicação.
d) ficamos plenamente satisfeitos com as informações digitais.

Questão 02

Assunto: Articulação dos parágrafos nos textos.

Releia a oração: "Os mais prejudicados por ESSE PROCESSO têm sido crianças e adolescentes..." (primeiro parágrafo).

O termo destacado REFERE-se

a) à era digital.
b) à rapidez das informações.
c) às novas tecnologias.
d) ao uso exagerado das novas tecnologias.


Questão 03

Assunto: O texto como interlocução; elementos da interação comunicativa.

Após a leitura do texto, pode-se AFIRMAR que na era digital

a) a quantidade de informações e a ansiedade de saber mais provocam falhas na memória humana.
b) o uso do computador nos proporciona contato com o mundo, mas torna o cérebro humano preguiçoso.
c) o homem continua priorizando a leitura, agora nos meios eletrônicos.
d) o computador diminuiu no homem o poder de se comunicar com o outro.


Questão 04

Assunto: Inferências, antecipações e produção de sentido.

No texto A memória e o caos digital, há uma interessante discussão sobre o advento da era digital. Sobre esse tema, pode-se AFIRMAR que

a) a capacidade de compreensão do homem ficou comprometida, pois a tecnologia inibe a criatividade.
b) as informações de um jornal de papel eram melhor processadas pelo homem que num site hoje.
c) as informações chegam às pessoas em tempo real, porém também se vão em tempo real.
d) o homem tornou-se escravo do computador, pois antes não era possível arquivar tantas informações.
e) as pessoas são assediadas pela informática, mas antes quase não tinham acesso a fatos do dia-a-dia.


8º ANO VERIFIQUE SE VOCÊ ACERTOU!

MEMÓRIA E CAOS DIGITAL

QUESTÃO 01: C
QUESTÃO 02: D
QUESTÃO 03: A
QUESTÃO 04: C