quinta-feira, 25 de junho de 2009

8º ANO - Atividade extraclasse nº 01 - Ciências

8º Ano

ProfªClaudiana

1) A pele é um exemplo de estrutura moldada evolutivamente para resistir rotineiramente ao estresse, sem apresentar alterações em sua morfologia ou fisiologia, mesmo estando sujeita a agressões externas constantes. [...]

Sobre a estrutura da pele, moldada para resistir ao estresse, foram feitas algumas considerações:

I) Lesões maiores que afetam a estrutura da pele são reparadas pela ação conjunta de diversos tipos celulares por meio de um mecanismo conhecido como cicatrização.
(II) Após uma ferida na pele, o local afetado é preenchido por um tampão de coagulação, formado por uma rede de proteínas sanguíneas associadas às hemácias.
III) A estrutura emergencial ou tampão evita a perda de líquido tecidual e a invasão de microorganismos.
IV) Os macrófagos e plaquetas sanguíneos invadem a região e eliminam bactérias e células danificadas.
V) As células de defesa imunes também liberam moléculas que estimulam a reestruturação tecidual.

Estão CORRETAS as afirmações

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I e V, apenas.
d) II, III e IV, apenas.


2) Além de ouvir, nossos ouvidos também nos ajudam a manter o equilíbrio.

É CORRETO afirmar que o ponto central do equilíbrio nos ouvidos são:
a) condutos auditivos.
b) canais semicirculares.
c) membranas timpânicas.
d) trompas de Eustáquio.

3) Analise as estruturas auditivas.

1- canal auditivo. 2- bigorna. 3- tímpano. 4- nervo acústico.

5- estribo. 6- cóclea. 7- orelha. 8- martelo.

É CORRETO afirmar que a seqüência do estímulo sonoro até o cérebro é:
a) 7, 2, 3, 4, 5, 6, 1, 8. b) 7, 1, 5, 3, 4, 6, 2, 8.
c) 5, 6, 7, 1, 2, 3, 8, 4. d) 7, 1, 3, 8, 2, 5, 6, 4.


4) A gustação é o sentido que permite a identificação dos sabores das substâncias.

Analise as afirmativas sobre o órgão responsável pela gustação:
I. Falar, deglutir, digerir os alimentos são também funções desse órgão.
II. É recoberto por inúmeras e minúsculas saliências chamadas de substâncias gustativas.
III. A higiene desse órgão é importante para a percepção dos sabores.
IV. Os sabores doce, amargo, salgado ou ácido são identificados em áreas específicas.

As afirmativas CORRETAS são:
a) I, II e III apenas. c) II, III e IV apenas.
b) I, III e IV apenas. d) I, II, III e IV.


5) Leia o relato abaixo de um aluno ao chegar ao cinema e, em seguida, responda ao que se pede:

Ontem fui ao cinema mas ao chegar lá a sessão já havia começado. No começo, eu não enxergava bem, mas logo minha visão se acostumou ao escuro e eu consegui distinguir o contorno das cadeiras e onde estavam meus amigos...

a) Por que a visão acostumou - se ao escuro?
b) Por que, em ambientes pouco iluminados não podemos distinguir a cor dos objetos?


Leia o texto abaixo e, em seguida, responda às questões 06, 07 e 08:

As dietas que prometem corpo de modelo em tempo recorde são verdadeiras armadilhas. Quando as pessoas se sujeitam à dieta da moda estão desesperadas, acredita a nutricionista Mirtes Stancanelli. E quem lança esses cardápios engorda os lucros. As dietas são boas para o bolso de muitos, critica o endocrinologista Walmir Coutinho. O problema é que elas oferecem riscos sérios. A maioria, por exemplo, risca do cardápio os carboidratos, presentes em massas e cereais. Primeiro engano. A substância fixa a água nas células. Quando é tirada da alimentação, pode haver desidratação. Na sua falta, o corpo buscará outro recurso, degradando a proteína dos músculos. “O custo disso é alto”, diz a nutricionista Márcia Daskal. Depois de degradada, a proteína é eliminada na urina. Mas como falta líquido, o corpo não consegue expulsá-la e o rim fica sobrecarregado.


6) Os carboidratos, presentes em massa e cereais, quando extraídos da alimentação comprometem:
a) O crescimento.
b) O fornecimento de energia.
c) A construção do corpo.
d) A digestão dos alimentos.

7) São fontes de proteínas os alimentos:
a) frutas e verduras.
b) macarrão e arroz.
c) manteiga e óleos.
d) carne e ovos.

8) À esquerda encontram-se algumas vitaminas e nutrientes e à direita suas respectivas funções no organismo. Associe-as corretamente:

I. Vitamina A
( ) formação de ossos e dentes.
II. Vitamina C
( ) importância no funcionamento da visão.
III. Sais de cálcio e fósforo
( ) auxilia na cicatrização e resistência geral do corpo.
IV. Sais de ferro
( ) formação da hemoglobina.

A alternativa que contém a seqüência correta de números assinalados é:
a) 3 – 1 – 2 – 4
b) 2 – 3 – 1 – 4
c) 1 – 2 – 3 – 4
d) 4 – 3 – 2 – 1

9) Uma aluna da 7ª série estava fazendo dieta e, ao chegar em casa para almoçar verificou que no cardápio do dia teria bifes de carne bovina, sendo um deles cozido e outro frito, ambos com 100 gramas.
a) Qual deles a aluna deverá escolher? ______________________________________________________


b) Justifique:



10) Uma dieta alimentar saudável, rica em frutas, legumes frescos e verduras, fornece, destacadamente ao organismo:
a) construção do corpo
b) energia
c) crescimento
d) bom funcionamento do corpo



11) Esta questão apresenta duas afirmações, podendo a segunda ser uma razão para a primeira.
Somos formados pelos materiais existentes naquilo que comemos. Na verdade os alimentos sofrem transformações antes de passarem a fazer parte de nosso corpo, como se desmontassem e remontassem , seguindo uma nova ordem.
Sobre as afirmativas, marque:
a)se as duas afirmações forem verdadeiras, e a segunda for uma justificativa da primeira. b)se as duas afirmações forem verdadeiras, e a segunda não for a justificativa da primeira.
c)se a primeira afirmação for verdadeira, e a segunda afirmação for falsa.
d)se a primeira afirmação for falsa, e a segunda afirmação for verdadeira.



12) No curso da evolução, os animais desenvolveram importantes órgãos de sentido. A figura representa as estruturas que compõem o nosso sistema auditivo.
















a) Cite os nomes das estruturas numeradas de 1 a 9.
b) Qual delas, junto com o cerebelo, é responsável pelo equilíbrio corporal?
c) O que ocorrerá a este sistema se ocorrer algum dano às estruturas 1 e 9, respectivamente?



13) Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimento em que preparou três aquários com esses peixes nas seguintes condições:

- o aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas.
- o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas.
- o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas envoltas por um recipiente impermeável, transparente e incolor.

a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado nos três aquários?
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa?
c) Se as piranhas não predarem no aquário III, o que você pode concluir?


GABARITO
1) C
2) B
3) D
4) B
5) A) Porque a pupila ficou dilatada captando mais luz do ambiente.
B)A luz fraca não estimula as células sensíveis para perceber as cores.

6) B
7) D
8) A

09)
a) A aluna deverá escolher o bife cozido.
b) Porque o bife frito é mais calórico pelo fato de ter sido frito na gordura que é fonte de energia.

10) D
11) A
12)
a) 1- tímpano; 2- martelo; 3- bigorna; 4- estribo; 5- utrículo; 6- canais semicirculares; 7- cóclea; 8 nervo vestibular; 9- nervo coclear (8 e 9, juntos, formam o nervo auditivo).
b) 6.
c) 1- não há propagação do som; 9- a pessoa não irá escutar por não ter conversão, no cérebro, dos sinais em som.

13)
a) Nos aquários I e III as piranhas devoram as presas. No aquário II as presas não serão devoradas.
b) Nos aquários I e II as piranhas devoram as presas. No aquário III as presas não serão devoradas.
c) Conclui-se que o olfato é o principal sentido da piranha.

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