quinta-feira, 25 de junho de 2009

9º ANO - Atividade extraclasse nº 01 - Língua Portuguesa


9º ano/09 - Atividade I

Caro(a) aluno(a),
A nossa proposta pedagógica prevê que o texto seja o ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua materna. Espero que, nessa interação aluno-texto, você possa compreender o que leu percebendo a leitura e a escrita como práticas que exigem a apropriação consciente das finalidades e intenções, dos ditos e não-ditos e das estratégias usadas pelo locutor para atingir os objetivos de seu texto.
Bom trabalho!
Profa. Márcia Faria Salomão

TEXTO 1

EDITORIAL

A MISÉRIA É DE TODOS NÓS

Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização? No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais crianças em idade escolar freqüentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente. O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma positiva liderança política regional na América Latina, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia do Terceiro Mundo por ter se tornado um forte oponente das injustas políticas de comércio dos países ricos.
Apesar de todos esses avanços, a miséria resiste.
Embora em algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante freqüência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta de forma violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de habitantes não é uma empreitada simples.

José Carlos Marques, diretor editorial. Veja, ed. 1735. 22/10/2008. Ano 31.

Vocabulário:
Chaga – ferida aberta
Onipresente - Que está ao mesmo tempo em toda a parte

QUESTÃO 01
Assunto: Editorial

Marque a opção que JUSTIFIQUE o título dado ao texto: “A miséria é de todos nós”.

a) A miséria abrange grande parte de nossa população.
b) A miséria é culpa da classe dominada.
c) Todos os governantes colaboraram para a miséria comum.
d) A miséria deve ser preocupação de todos nós.

QUESTÃO 02

Assunto: Tese e Argumentação.

Releia a primeira pergunta:

“Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização?”

Sobre esse questionamento pode-se AFIRMAR que

a) tem sua resposta dada no último parágrafo.
b) representa o tema central de todo o texto.
c) é só uma motivação para a leitura do texto.
d) é uma pergunta vazia, à qual não cabe resposta.

QUESTÃO 03

Assunto: Relação de causa e conseqüência e relação de sentido.

Após a leitura do texto, só NÃO se pode AFIRMAR que a miséria no Brasil

a) é culpa dos governos recentes, apesar de seu trabalho produtivo em outras áreas.
b) tem manifestações violentas, como a criminalidade nas grandes cidades.
c) atinge milhões de habitantes, embora alguns deles não apareçam para a classe dominante.
d) tem razões históricas e se mantém em níveis estáveis nas últimas décadas.

QUESTÃO 04

Assunto: Conhecimentos prévios e produção de sentido.

Releia o trecho: “No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos”.

Com essa oração, o autor AFIRMA que o Brasil

a) já está suficientemente forte para começar a exercer sua liderança na América Latina.
b) já mostra que é mais forte que seus países vizinhos.
c) está iniciando seu trabalho diplomático a fim de marcar presença no cenário exterior.
d) pretende mostrar ao mundo e aos países vizinhos que já é suficientemente forte para tornar-se líder.

Questão 05

Assunto: Escolha vocabular e seus efeitos de sentido.

Assinale a alternativa em que essa equivalência de sentido, segundo o texto 1, é feita de forma INCORRETA.

a) não é uma preocupação geral = é uma preocupação superficial.
b) não é uma pessoa apática = é uma pessoa dinâmica.
c) não é uma questão vital = é uma questão sem importância.
d) não é um problema universal = é um problema particular.


9º ANO VERIFIQUE SE VOCÊ ACERTOU!

EDITORIAL
A MISÉRIA É DE TODOS NÓS




QUESTÃO 01: D
QUESTÃO 02: B
QUESTÃO 03: A
QUESTÃO 04: C
QUESTÃO 05: A

Um comentário:

Monica disse...

Excelentes atividades, usarei para estudar com meu filho para a prova de redação.